Jornalismo

Muitas pessoas hoje em dia, acham que para ser um bom escritor, basta apenas gostar de escrever, e ter certo jeito para a coisa não é mesmo? Bom, é ai que se enganam...
Eu admito que sou uma dessas pessoas. Que sempre penso em escrever algo, bonito, que ficará marcado na mente das pessoas. Pensava que era só ouvir minha mãe dizer: " Nossa filha, como você escreve bem! Deveria fazer jornalismo!" Pois é mãe, a coisa não funciona bem assim.
Primeiro que não é qualquer um que consegue escrever um  texto que impressione algumas pessoas (como seu pai e sua mãe por exemplo), quem dirá milhares. Segundo que hoje em dia existem tantos, digamos, "jornalistas" por aí, que a concorrência é grande!
Poderia até citar um terceiro ponto: por causa desses milhares de "jornalistas", temos milhares de histórias já contadas, assuntos já abordados e pessoas já conhecidas. Como, quero só saber COMO, poderei entrar em um meio tão concorrido e tão saturado como esse?
Será que terei alguma chance de ser notada? Será que sou boa o bastante para esse conglomerado que cresce cada dia mais e que fica mais exigente? E se eu conseguir ser notada, será que terei capacidade para sobreviver nele?
Pois é. Não está fácil fazer o que você gosta de fazer, ainda mais vivendo nesse mundo tão capitalista e competitivo. Onde um "jornalista" é capaz de (não farei uso de palavras fortes) "possuir" um texto que em primeiro lugar, e acima de tudo, foi escrito por você!
Bom, não estou dizendo que todo eles são assim. Claro que não! Creio que ainda exista o bom jornalismo. Só estou citando estes "jornalistas"! Por favor, ênfase nas aspas! Obrigada.

Não vamos nos prender ao jornalismo. Iremos longe! Aonde apenas os mais arriscados se aventuram. Onde os mais singelos e simples não tem coragem de ir. As ciências exatas! Quero deixar claro que não estou desprezando as humanas, muito menos as biológicas. Porque faria isso se estou neste segundo grupo? Meu intuito é enfatizar o problema. Até eles, os engenheiros, matemáticos, arquitetos, físicos, químicos, etc., tem seus problemas com nossas queridas ASPAS! Pessoas que se dizem revolucionárias, que insistem em querer mudar o mundo. Mas apenas com as idéias dos outros.
Quero ressaltar que não importa o quão bom você for. Se não for esperto o bastante para lidar com esse mundo, tranque-se em casa.

Tudo bem, não seremos tão radicais assim. Apenas aprenda a lidar com ele. Ou com eles. Você escolhe. Independente do singular ou do plural, todos temos a mesma certeza: O mundo é dos espertos! (E dos que aprendem a lidar com ele!)

R.B

Comentários

Postagens mais visitadas